Jiu Jitsu brasileiro: o que é e que equipamento é necessário para o praticar
O Jiu Jitsu brasileiro (frequentemente abreviado BJJ ou Brazilian JJ) é uma arte marcial e um estilo de luta de origem brasileira, que nos últimos anos se espalhou por todo o mundo, incluindo Itália.
A sua particularidade é favorecer a luta no soloe não a luta em pé, e técnicas como aterragens, alavancas articulares e estrangulamento a técnicas de ataque (pontapés, socos, joelhadas) típicas dos desportos de combate tradicionais como o boxe e o kick boxe.
É uma disciplina em que a técnica vale mais do que a força: levar o adversário ao chão reduz as diferenças de peso, altura e potência dos golpes. É por isso que o jiu jitsu brasileiro é muito popular como sistema de defesa pessoal, especialmente entre as mulheres.
Que equipamento é necessário para a prática do Jiu Jitsu brasileiro?
BJJ Gi: é o uniforme dos praticantes de Jiu Jitsu brasileiro, composto por um casaco e umas calças. É obrigatório usá-lo em competições oficiais. No ginásio nem sempre é necessário, mas torna-se indispensável quando se pretende treinar técnicas que envolvam agarrar o adversário pela lapela do casaco.
Leia também: BJJ GiComo escolher um kimono de Jiu Jitsu brasileiro
Cinto de BJJ: distingue o atleta pela sua experiência e preparação, e é indispensável para garantir que o kimono se mantém junto ao corpo.
Rashguard: é uma camisola técnica muito justa que pode ser usada por baixo do kimono. A sua função é colocar uma barreira entre a pele e o tecido do Gi. Nas competições oficiais, não é permitido usar a camisola rashguard, mas nos treinos é absolutamente recomendado, tanto para preservar melhor o Gi como por razões de higiene.
Calções de compressão: facilitam o aquecimento dos músculos e retêm o suor. São tão justos que quase não se notam debaixo do kimono, e os seus parceiros de treino vão agradecer-lhe ;-)
Coquilhas de proteção: indispensável para proteger as partes íntimas. Embora o JJ brasileiro não envolva golpes, todas as partes do corpo podem sofrer traumas durante a luta, por isso é bom protegê-las.
Taping patch: Na luta livre, os dedos são muito solicitados e muitas vezes traumatizados. A fita adesiva ajuda a prevenir lesões e permite-lhe lutar mesmo que os seus dedos tenham lesões ligeiras.
Melhores marcas para BJJ
Atualmente, encontram-se no mercado numerosas marcas de produtos para o Jiu-Jitsu brasileiro. Recomendamos que avalie, mais do que a marca em si, a qualidade dos materiais e do acabamento. O preço é um bom índice para determinar o valor de um produto.
Em CombatArena.pt seleccionamos as melhores marcas de artigos para BJJ. Em cada ficha técnica pode ler os detalhes de cada produto e o seu guia de tamanhos.